domingo, 26 de fevereiro de 2012

Trocar refrigerante por água realmente emagrece, diz estudo

IG


Trocar seu refrigerante por água – ou ao menos a versão diet – realmente pode ajudar a perder alguns quilos, concluiu um recente estudo.

Uma sugestão bem comum na batalha contra os quilos a mais na balança é trocar os refrigerantes açucarados por água ou outras bebidas livres de calorias que ajudam a matar a sede.

Mas, mesmo sendo um conselho absolutamente lógico, até agora nenhuma pesquisa tinha sido feita para mostrar se mudar esse hábito realmente funciona na dieta.

Neste estudo, os pesquisadores designaram aleatoriamente 318 adultos com sobrepeso para um de três grupos: o primeiro substituiu bebidas açucaradas por água, o segundo trocou por bebidas diet, e o terceiro recebeu orientações sobre perda de peso e pôde fazer as trocas que quisesse na dieta.

Depois de seis meses, todos os três grupos haviam perdido, em média, de 2kg a 2,5kg Os dois grupos que cortaram as bebidas açucaradas, no entanto, foram mais propensos a perder ao menos 5% de seu peso inicial: isso ocorreu com 20% deles, contra 11% no grupo que recebeu apenas orientações sobre emagrecimento.

Uma perda de peso de 5% é “clinicamente significativa” – ou suficiente para que sejam observados benefícios à saúde, como a redução da pressão arterial, disse a pesquisadora principal, Deborah F. Tate, da Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill (EUA).

“As pessoas que precisam perder peso, muitas vezes acham assustador revisar a dieta e adaptá-la de forma mais saudável. Trocar algumas bebidas doces por opções sem açúcar pode parecer uma alternativa relativamente fácil”, afirmou Tate em entrevista à Reuters Health.
Em média, os participantes do estudo perderam cerca de 2% de seu peso corporal. Para a pesquisadora, não é uma perda enorme, mas é um passo na direção certa.

“Pode ser um bom primeiro passo. Depois de se habituar a consumir bebidas livres de calorias, você pode fazer alterações nos seus hábitos alimentares” sugeriu ela.

As descobertas, publicadas no American Journal of Clinical Nutrition, são baseadas em adultos que eram significativamente obesos, e estavam ingerindo pelo menos 280 calorias em forma de líquidos (excluindo leite) todos os dias.

Embora o grupo que trocou o refrigerante com açúcar pelo diet tenha emagrecido, em média, tanto quanto o que subsitituiu a bebida açucarada por água, este último apresentou reduções significativas da pressão arterial – bem maiores do que o grupo do refrigerante diet.

Não está claro por que isso aconteceu, afirmou Tate. Mas o grupo teve melhores níveis de hidratação, o que pode ajudar a explicar a melhora da pressão arterial.

Alguns estudos já descobriram que as pessoas que bebem regularmente refrigerantes diet de fato têm um maior risco de desenvolver diabetes quando comparados com pessoas que passam longe das bebidas adoçadas artificialmente. Mas as razões para essa relação ainda são desconhecidas, e podem não ser relacionadas com as bebidas dietéticas por si só.

Ou seja, fica claro que quanto menor o indice glicêmico da bebida ingerida melhor será a otimização de seus resultados quanto ao emagrecimento.

Não há segredos, "receitas de bola", para que o emagrecimento aconteça! Mas uma mudança nos hábitos diários - quanto a uma reeducação alimentar, e prática regulares de exercícios físicos -  como por exemplo a suspensão do refrigerante, podem ser primordiais no objetivo.

Cosulte seu Nutricionista para discutir a reorganização de sua reeducação alimentar, e um profissional de Educação Física para  discutir e reorganizar a melhor estratégia, que uma preescrição de exercícios personalizada pode te propiciar. Estes profissionais te auxiliarão na otimização dos seus objetivos.

2 comentários:

  1. Obrigado, Helder, eu já veio a mais ou menos um mês e meio, tendo uma alimentação diferenciada e sendo acompanhada por uma nutricionista Dra. Carol Sessa de Vila Velha,não sei se vc a conhece, o objetivo é redução de peso com qualidade de vida. Ela me passou uma dieta para 30 dias. e eu continuo fazendo uso da dieta, más ainda não estou fazendo exercício fisico nenhum. Gostaria de estar podendo conversar com vc a esse respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo(rs!), legal a sua iniciativa co a reeducação alimentar, assim seguiremos uma ordem bem interessante, onde o exercício seguirá a dieta, e não ao contrário como muitos fazem... o Exercicio fisico otimizará bastante seus resultados. Será uma prazer podermos conversar... pode me contata por email(helder_ldesouza@hotmail.com), facebook(na barra superior, à direita da sua telinha). Fico no aguardo!

      Excluir