sexta-feira, 11 de novembro de 2011

PERSONAL TRAINER: Treinamento personalizado

Nos dias atuais, a prática de exercicios físicos, ou ao menos, atividades físicas regulares, tem sido foco de inúmeras discussões e questionamentos. Isto tem dispertado o interesse de pesquisas e profissionais da mídia e saúde.

Segundo, Vianna e Vianna (2004, p. 2): “O fácil acesso aos veículos de comunicação vinculada à educação física e ao esporte e, recentemente, a internet têm democratizado o saber e ampliado o interesse das pessoas por esta área de conhecimento…”

Sãos profícuos os benefícios de um estilo de vida ativo cada vez mais exibidos de forma transparente na sociedade, propiciando a longevidade do ser humano, se tornando fundametal para a promoção de saúde e qualidade de vida de uma população cada vez mais preocupada como seu estilo de viver.

Com isso, a atividade física torna-se uma forte aliada na profilaxia e tratamento de doenças, onde ocorre e não ocorre inteirações farmacêuticas. Os seus benefícios incluem os aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais, como o aumento da massa muscular, redução de peso, potencializa a resistência cardiorrespiratória, reduz o risco de doenças coronarianas, diminui o risco de doenças adquiridas (quais), alívia o stress, a tensão e depressão cotidianas, melhora a flexibilidade e melhoria da saúde mental e cognitiva (NAHAS, 2006).

Seja qual for a motivação da procura de um estilo de vida mais ativo, é interessante atentar-se para a otimização dos resultados subjetivos, pois na maioria das vezes o grande problema é que estes não são alcançados como pretendidos. Assim, só serão realizados, e controlados, em execuções seguras, através do acompanhamento de um Educador Físico qualificado em preescrever programas de treinamentos físicos individualizados, na perspectiva dos princípios do treinamento desportivo, da fisiologia do exercício, da anatomia, da biomecânica do movimento, dentro de uma periodicidade realista. Isso atualmente tem justificado a uma procura em massa pelas academias e por esse Educador Físico especializado, o Personal Trainer para receber orientação a respeito da prática regularizada das atividades físicas, com interesse das saúde ao alto rendimento.

Mas quem é o Personal Trainer, qual é a sua formação?

Segundo Sanches citado por Bosslle (2009) este é o profissional formado, graduado em Educação Física que ministra aulas personalizadas formulando e executando programas de treinamento especificos para cada aluno.

Onde atua o Personal Trainer?

O Personal Trainer é um profissional que procura simplificar a vida do seu aluno preescrevendo o seu estilo de vida mais ativo conforme a disponibilidade do aluno, este habitualmente é encontrado atuando em academias de ginástica. Existem vários tipos de prestações do serviço de assessorias, e consultorias. Conforme o serviço contratado, este poderá ser executado em um recinto propicio ás atividades físicas programadas (Ex. Residências, parques, entre outros.).

Quais os benefícios de um acompanhamento Personalizado?

Motivação
Grande parte dos alunos que procuram Personal Trainer, queixam-se de desânimo, e desestímulo para “enfrentar” um programa de treino; uns devido a “inalcançavel” busca dos seus objetivos, outros por processos históricos defasados em lesões, que os traumatizaram na prática das atividades físicas. Há também, os que procuram o Personal Trainer para a otimização dos resultados desejados.

A motivação exerce um grande efeito sobre as pessoas, principalmente quando nos referimos a prática de atividades físicas em geral. Samulski (2002) corrobora que a motivação é a totalidade de fatores que determinam a atualização de formas de comportamento a um determinado objetivo.

Isso pode ocorrer pelos mais variados motivos, segundo Castro (p.12, 2009)

“…por moda, estética, alto rendimento, aptidão física, promoção de saúde, profilaxia, qualidade de vida, longevidade, preenchimento de tempo, bem estar, entretenimento, lazer, alongamento, relaxamento, companhia, falta de tempo para ir a academia, frustração em outras atividades físicas, indicação de amigos, indicação médica, curiosidade, obter resultados rápidos e outros.”

Sendo assim, a influência do Personal Trainer torna-se primordialmente indispensável, devido as suas vivências, sendo conhecedor do processo, transparecendo cada detalhe da progessão do programa de treino preescrito.

Especificidade do programa de treinamento

Por ser um programa personalizado, este especificamente será estudado à fundo e preescrito conforme a necessidade (EX: Resistência cardiorespiratória, ganhos ou perdas de peso, treino para modalidades esportivas, entre outras.) solicitada, acordada entre o Personal Trainer e o aluno.

Por isso, o Personal Trainer deve ser licenciado qualificado a desenvolver e prescrever programas de treinamento (OLIVEIRA apud Fernandes, 1999).

Otimização do resultado
Este serviço propicia a otimização dos resultados devido ao acompanhamento individualizado, evitando as disperções, sendo voltados totalmente ao foco, sendo assim motivado a alcançar os objetivos acordados.
Diferentemente das aulas ministradas em academias, ou até mesmo em salas de musculações, onde o aluno se adapta ao treino preescrito pelo professor que não está ao seu lado, ou somente tirando dúvidas, mantendo uma certa “distância” devido a um atendimento coletivo que é submetido.

O que é indispensável saber na sua procura deste serviço?

Descubra se o profissional está habilitado, junto ao conselho regional (CREF ou CONFEF);
Seguir um procedimento de atendimento coerente, sem pular etapas, como a anamnese (registro do processo histórico), a definição dos objetivos e apresentá-los, a avaliação de risco, encaminhamento ao médico para exames, avaliação e reavaliações físicas, e a partir daí definir o serviço desejado junto ao Personal Trainer. Toda essa etapa servirá como respaldo no acompanhamento progressivo do serviço.

Concluindo, o trabalho personalizado está ganhando seu espaço cada vez mais, e com profissionais cada vez mais qualificados, este serviço seria uma das melhores formas de otimizar resultados subjetivos, a curto e longo prazo dependendo do seu objetivo. Antes de escolher e contratar um Personal Trainer procure captar informações com academias, ou até mesmo com alunos e ex-alunos que utilizam e utilizaram o serviço do mesmo, para se respaldar quanto ao profissional escolhido, como forma de se assegurar ao saber com que tipo de profissional estará se relacionando. No mais, ao contratar este serviço dedique-se, pois os resultados certamente serão alcançados com base numa interação de qualidade entre o aluno e o seu personal.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

OLIVEIRA, R. C. Personal Training – uma abordagem metodológica. São Paulo: Atheneu, 1999.

PINHEIRO, D. R. V. O Perfil do Personal Trainer na Perspectiva de Um Físico Orientado para Saúde, Estética e Esporte. Rio de Janeiro 2000/2.

VIANNA, Jeferson Macedo. VIANNA, Viviane Ribeiro de Ávila. Personal training: prescrição das atividades R. Min. Educ. Fís., Viçosa, v. 12, n. 2, p. 212-238, 2004.

NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. – 4. ed. rev. e atual. - Londrina: Midiograf, 2006.

BOSSLE, Cibele Biehl. Personal trainer & Cia: Noções de Marketing na literatura sobre treinamento personalizado. Porto Alegre, 2009. Dissertação de mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Escola de Educação Física .

CASTRO, Suellen Cardinali. O perfil do cliente do profissional de educação física que atua como personal trainer na região metropolitana de belo horizonte. Belo Horizonte, 2009. Universidade Federal de Minas Gerais – Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

FERNANDES, Marcela de Melo. Perfil profissional do personal trainer. Http://www.efdeportes.com/ Revista Digital – Buenos Aires – Año 13 – N° 124 – Setembro de 2008.

Um comentário:

  1. Esta matéria também foi postada no site www.hiroo.com.br, do meu amigo, Fisiologista da Portuguesa, Denis Hiroo Kawauchi. Vale a pena conferir!

    ResponderExcluir